Menu Principal

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Ser Aprovado!

 
Honrarias, reconhecimentos, diplomas, títulos e tudo que envolva algum tipo de protocolo com o intuito de demonstrar tua conquista é extremamente valorizada pelo mundo. O ser humano é carente de aplausos e de elogios. Alguns sobejam recursos financeiros de suas contas bancárias, porém se dedicam a conquistar o poder que nada lhes acrescenta aos seus bolsos. Fazem isso apenas pelo poder, pelo prazer de serem reconhecidos e aplaudidos por mais um troféu.
Esse comportamento se reflete em todos os ambientes, até mesmo nas igrejas. Templos grandiosos, cerimoniais vultosos para receberem os líderes que pregam a humildade. Jesus Cristo pregou humildade, pois deixou sua posição divina para encarnar como homem e sofrer dores carnais como: fome, frio, cansaço, medo, etc.
Jesus Cristo morreu crucificado, sofreu dores que a esmagadora maioria das pessoas nem sonha padecer.  O verdadeiro mestre dos mestres viveu uma vida de privação, pregando nas ruas, embaixo de árvores ou nas casas de pessoas que o recebiam temporariamente. A Bíblia fala em Mateus 8.18-22 que Jesus não tinha onde reclinar sua cabeça. Os apóstolos que Jesus escolheu foram presos, apedrejados e, com exceção de João, tiveram morte brutal.
Apesar de tantos exemplos de simplicidade oferecidos por Cristo a nós, somos constantemente inclinados a desejar o glamour do mundo. Seduzidos por aplausos, alogios e status, percorremos caminhos que possam nos levar a saciar desejos carnais, nos levam a tentar satisfazer a vaidade que existe em nossos corações, como se fosse possível tal feito.
Além do que foi descrito, maior agravo é saber que o estar em destaque só é possível quando os demais semelhantes precisam estar abaixo de mim, caso contrário serei apenas mais um. Isso pressupõe que para eu satisfazer meu ego, preciso ter certeza de que meu semelhante esteja um degrau abaixo.
Medito nessas coisas como mais um humano desses que vivem em função de inflar o ego insaciável. Sei que é difícil viver a mensagem de Cristo como ele apresentou ao mundo. Humildade, servir, amar incondicionalmente, perdoar sempre, repartir os ganhos, abrir mão do eu em detrimento do coletivo, tudo o que frustra nossas vaidades, nossos orgulhos e minimizam a importância das conquistas.
Trazendo à consciência essa reflexão, percebo que o desafio de ser Cristão está dentro de cada um e não no exterior. Nós somos os verdadeiros inimigos da mensagem de Jesus e não o diabo. Nossa natureza é que ameaça a comunhão com Deus que precisamos viver. Por isso somos tão miseráveis e indignos do amor de Deus.
Por essa razão que somente o filho de Deus pode nos proporcionar acesso ao Criador. Ninguém é puro o suficiente para, por si só, chegar-se a Deus. Não há heróis, não há santos, não há referência de Cristo neste plano SEM A GRAÇA DE JESUS CRISTO.
Peça perdão, reconheça os seus pecados e esforce-se para seguir a Cristo. Quando tropeçar, arrependa-se novamente e volte a segui-lo. Não se condene e nem condene ninguém, apenas entenda que precisamos DELE, ANDAR COMO ELE, PERSISTIR EM AMAR COMO ELE ATÉ O FIM.

Um comentário: