Oscilamos com frequência na Fé, isso é fato. Há dias que estamos convictos que tudo dará certo e que viveremos todos os nossos sonhos, no dia seguinte, nos sentimos incapazes diante das circunstâncias difíceis. Mas por que ocorre isso? Será que realmente temos fé? Será que a Fé que dizemos ter é genuína?
A questão não se refere se temos ou não Fé, pois a Bíblia fala que todos recebemos uma porção de Fé vinda de Deus. Prova disso é que no passado tribos indígenas que nunca tiveram contato com a cultura ocidental criam em Deuses, criam no divino. A idéia do criador está inerte a nossa condição humana. Também não há relação com ser uma Fé genuína ou não, pois o que determina isso é a sinceridade do coração. Impossível saber prematuramente se a fé de alguém é sincera ou fingida. O que realmente limita nossa Fé é o fato que a condicionamos às circunstâncias. Entendemos que a Fé só existe se conquistarmos nossos objetivos, ou se nossas expectativas forem atendidas na sua plenitude. A Fé precede os acontecimentos e não o contrário. A Fé só é possível se as circunstâncias reais ainda não se concretizaram. Exercer Fé só é possível quando a circunstância ainda não ocorreu nesta dimensão.
A Fé não é magia, nem muito menos um exercício de positivismos. A Fé pregada pela palavra de Deus está relacionada a realização da vontade de Deus, que é perfeita e agradável. A Fé corrobora com a verdade. Nada o que ocorre por Fé poderá ser ruim ou trazer maus frutos. A Fé divina coaduna com a perfeição de Jeová. Se aconteceu é porque é o melhor, caso não tenha acontecido é porque NÃO é bom que aconteça.
Perceba que a Fé genuína tira a responsabilidade de nossos ombros e coloca sobre os ombros do Pai. O grande conflito é que, na maioria das vezes, não concordamos com o agir de Deus. Ou pelo menos, não entendemos do porquê Deus ter permitido que determinado fato aconteça.
Fé está mais relacionada com submissão do que determinação. Determinar que algo aconteça não garante que ela ocorra. O que determina que algo ocorra é a vontade de Deus e a vontade dele está diretamente relacionada com conhecer o TODO, está diretamente ligada a onisciência dele. Como nós humanos não somos oniscientes, nunca poderemos saber com clareza a vontade perfeita de Deus.
Temos Fé sim, mas o resultado dela está atrelada a vontade de Deus.
Creia, continue crendo, contudo, invista em aprender a submeter a tua vontade à vontade de Deus. Ninguém é capaz de planejar melhor, de calcular melhor, de conhecer melhor que Deus. Hoje o que nos parece correto, amanhã pode se revelar errado e vice-versa. Para Deus, o que é correto sempre será correto e o que é errado, sempre será errado.
Entenda que Deus é perfeito e nós falhos, nossa Fé nele não depende da nossa imperfeição. Se fizermos tudo o que está a nosso alcance para conquistar algo e esse algo não ocorrer é porque não era bom que aquilo acontecesse naquele momento. Deus controla sua vida e seu destino e por isso tudo o que ocorrer corroborará para o seu bem.
É difícil viver pela Fé, pois para isso precisamos abdicar dos nossos desejos e optar por confiar na onisciência de Deus. Ele sabe tudo, nós não.
Por fim, podemos concluir que a Fé está em nós, mas vivê-la é aceitar os designos de Deus, mesmo que eles destoem da nossa vontade humana.