Menu Principal

domingo, 30 de janeiro de 2022

Provérbios 30. 8 - 9 (Recebemos aquilo que suportamos)

 O livro de Provérbios foi escrito para ensinar-nos o caminho do aprendizado, o caminho do crescimento pessoal, no amadurecimento como seres humanos. Ele possui 31 capítulos, um para cada dia do mês. Especificamente no capítulo 30, versos 8 e 9, tive um entendimento muito peculiar e que me revelou uma interpretação inédita para mim. O escritor pede que Deus lhe dê o suficiente, pois se ele receber a mais irá esquecer-se dEle e se receber de menos, irá desonrá-lo.

Em um primeiro momento podemos interpretar que devemos permanecer tendo o que sempre tivemos. De uma forma superficial podemos compreender de que Deus não deseja que tenhamos mais hoje á possuímos. Pois bem, o olhar não é tão simplista e literal. Há uma revelação dada para aqueles mais atentos.  No inicio do verso, é pedido por ajuda, ajuda para não ser seduzido pela vaidade e pela mentira. Tal relato demonstra que Deus espera de nós uma preparo, uma capacitação para recebermos dEle. 

O escritor nos diz que Deus deve nos dar o suficiente, ou seja, para sermos felizes e realizados, necessitamos ter o que podemos suportar. Pois, se obtivermos mais do que aguentamos, iremos nos envaidecer e assim esquecermos de que dependemos dEle. Se obtivermos menos do que podemos suportar, acabaremos cometendo transgressões que envergonharão a Deus.

Nos versos citados acima nos revela de que Deus nos dá aquilo que buscamos e não o que desejamos. Desejar é o início, mas devemos passar pelo processo da busca, da preparação. Deus não pode nos dar algo que não estamos preparados para suportar, nem mesmo a riqueza. Nem precisamos passar pela escassez, pois lá desonraremos a Ele. Nosso lugar é naquele em que estamos preparados a receber a porção certa de Deus. 

Outro aspecto relevante dessa palavra é a de que podemos ter mais de Deus quando evoluímos em nosso relacionamento com Ele, adquirindo mais sabedoria nEle. Sabedoria essa que é proporcional a nossa humildade e dependente da verdade da palavra vivida. 

Deus quer que usufruamos de melhor nessa terra, porém precisamos estar prontos para isso. Caso contrário, a benção se tornará maldição e nos levará a soberba e a mentira. 

Você quer crescer? Você deseja viver seus sonhos? Então humilhe-se diante do Senhor dos Exércitos. Reconheça sua dependência dEle. Alinhe sua vida na VERDADE de Deus e verás as coisas realmente acontecer na sua plenitude.

Medite nisso e experimente caminhar no único caminho que nos leva a verdadeira FELICIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário