A principal função do bíceps braquial é a flexão do cotovelo (o que ocorre durante um exercício de rosca). São compostos por uma cabeça longa e curta, daí o nome bíceps. Ambas as cabeças se originam da escápula e se inserem no rádio.
Cabeça curta
A cabeça curta do bíceps é responsável pelos movimentos curvos. Além disso, a cabeça curta também é responsável pela supinação do antebraço, que é a torção do antebraço até que a palma da mão fique voltada para o teto. A cabeça curta também auxilia na flexão do ombro (levantando o braço diretamente à sua frente), adução horizontal do ombro (quando seu braço está diretamente para o lado e você traz esse braço para frente) e adução do ombro (quando seu braço está diretamente para o seu lado e você puxa esse braço em direção ao seu torso).
Cabeça Longa
A cabeça longa do bíceps compartilha algumas de suas funções com a cabeça curta, incluindo flexão do cotovelo, supinação do antebraço e flexão do ombro. A cabeça longa também ajuda na abdução do ombro, que ocorre quando você levanta o braço para o lado. A cabeça longa só auxilia na abdução do ombro quando a articulação do ombro é girada externamente.
Por causa das ações da cabeça curta e longa na articulação do ombro, os movimentos de curvatura onde os ombros são flexionados (braços à frente ou acima de você) recrutam preferencialmente a cabeça longa.
Sirvo ao Deus Criador dos céus e da terra, em nome de Jesus Cristo. Por isso, tudo o que sou e que tenho vem dEle. Esse BLOG visa compartilhar experiências e ensinamentos que vivi
segunda-feira, 31 de janeiro de 2022
Bíceps
Realizar o sonho é só parte do TODO
Hebreus 10.36-37 "Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo e o que há de vir virá e não tardará."
Apesar de em possibilidades diferentes, estamos todos sujeitos aos mesmos males. Nascemos em condições diferentes uns dos outros. Há aqueles que nascem em condições familiares mais favoráveis enquanto outros nem família possuem. Essa desigualdade não está em nosso controle. Porém, a vida sempre disponibiliza janelas de saída, caminhos de luz, portas estreitas, alternativas que podem nos conduzir a uma direção de crescimento e evolução pessoal.
O grande desafio nosso é focar no que está sob nossa responsabilidade e deixar o passado de injustiças para trás. Enquanto olharmos para trás e ficarmos murmurando pelo que não nos foi oportunizado, iremos regredir. Andamos na direção do nosso foco. Se for no passado, estaremos estagnados, se for no hoje, estaremos evoluindo. Nosso poder de mudar está no agora. O que passou, passou. Não temos mais poder de mudar nada no ontem, mas muito podemos fazer pelo amanhã, no dia de hoje.
No versículo acima a palavra de Deus mostra claramente que temos responsabilidade sobre nosso destino. Está claramente descrito de que precisamos ser pacientes, perseverantes e agir dentro dos princípios e valores ensinados pelo Criador.
Não me refiro a sermos perfeitos, pois ninguém o é. Me refiro a agirmos com verdade e intenção sincera e assim buscar fazer de forma coerente aquilo que o criador já nos revelou que é a vontade dEle. Quando alguém se apropria de algo que não é dela, sabe que está desobedecendo a Deus. Quando alguém ludibria o próximo, sabe que está agindo contra a verdade bíblica. Aquele que intenta ser aprovado em um teste, precisa estudar. Aquele que deseja ser promovido no trabalho, precisa ser eficiente e dedicado. Toda conquista só é abençoada quando conquistada de forma justa e honesta. Do contrário, será fonte de dor e sofrimento.
Busque e deseje agir com retidão e princípios bíblicos. De forma alguma viveremos em paz agindo fora da verdade de Deus.
Agir na vontade de Deus é fazer o que é correto, digno e justo. Posso ficar aqui elencando inúmeras ações que condizem com a vontade de Deus, mas estaria sendo prolixo. Entendo que somente uma decisão pessoal de fazer o certo define nossa ações. Se você quiser, você agirá da forma correta, ou pelo menos errará menos. Cada ação bem intencionada, gerará aprimoramento, evolução e, com o tempo, seremos mais assertivos.
Portanto, como consta nos versículos acima, precisamos fazer a nossa parte e sermos pacientes para que no momento certo Deus atenda nosso pleito.
Sei que é difícil andar no caminho correto, mas seja sábio e reflita. O caminho errado também é sofrido, a diferença é que um terminará bem e o outro não. Andar no caminho estreito de Deus nos levará a bons resultados. O caminho, aparentemente, largo e confortável do engano, nos conduzirá ao sofrimento e dor. Ambos caminhos são sofridos, um sofre durante o processo e o outro depois.
Seja sábio, prefira enfrentar os desafios da forma que Deus nos ensina, do que tentar agir por conta própria e segundo os princípios do mundo. O primeiro nos proporcionará satisfação e crescimento, o segundo, resultará em vergonha e decepção. Cedo ou tarde nossas escolhas erradas se refletirão em dor.
Entenda que na Bíblia consta ensinamentos milenares. Não se iluda achando que 20, 30 ou 60 anos de vida de uma pessoa possa conter mais sabedoria do que milhares de anos. Nunca poderemos ser mais sábios que Deus. Ele fala o que é melhor para nós e sua sabedoria não cabe em nós. Precisamos confiar nEle, precisamos ter Fé nEle. Creia e escolha seguir seus ensinamentos.
domingo, 30 de janeiro de 2022
Músculos do Peito (Peitoral)
Os músculos peitorais estão associados ao movimento dos ombros e braços. É dividido em três partes: o peitoral maior, o peitoral menor e o serrátil anterior.
Eles proporcionam estabilidade para estruturas ósseas como a clavícula e a escápula. Os músculos do peito nos permitem levantar, estender e girar os braços, além de auxiliarem na respiração.
Ajudam a realizar atividades cotidianas como mover objetos pesados, lançar uma bola e estender os braços.
Além disso, os músculos intercostais internos e externos controlam a expansão e a contração da caixa torácica. Esses músculos geralmente funcionam involuntariamente, mas são cruciais para acomodar a expansão dos pulmões.
Peitoral Maior
O peitoral maior é o músculo mais crítico da região peitoral. Ele está localizado acima da caixa torácica anterior em ambos os lados do tórax, espelhado através do esterno. Em forma de leque e imenso, o peitoral maior se estende até o osso da clavícula e até a sexta costela. O músculo se origina na parte anterior da clavícula, enquanto outra porção se origina do esterno, ambos se conectando finalmente ao osso umeral do braço. Isso diferencia o peitoral maior em uma região clavicular e uma porção esternocostal, cada uma servindo a propósitos ligeiramente especializados.
O peitoral maior está globalmente envolvido com o movimento dos ombros e braços. A porção clavicular do músculo é responsável pelo movimento para cima e para dentro do braço; enquanto isso, a porção esternocostal está envolvida no movimento para fora, para frente e rotacional. Peitoral maior é usado mais fortemente em atividades que envolvem levantar, jogar ou empurrar objetos.
Peitoral Menor
Como o próprio nome pode sugerir, o peitoral menor é um músculo significativamente menor que o peitoral maior. É um músculo triangular que se encontra abaixo do peitoral maior, conectando-se das superfícies anteriores da terceira, quarta e quinta costelas à escápula. Sua função primária é estabilizar a escápula e, quando contraída, controlar o movimento para dentro dos ombros. O músculo peitoral menor está sendo usado quando os ombros são rolados ou caídos para a frente.
Serrátil anterior
O músculo serrátil anterior tem sua origem nas laterais das costelas superiores e sua inserção por toda a borda medial da escápula, recobrindo a lateral do tórax e fazendo parte dos músculos do tórax. Seu nome "serrátil" vem do fato de possuir contornos "serrilhados" ou em "dentes de serrote".
Provérbios 30. 8 - 9 (Recebemos aquilo que suportamos)
O livro de Provérbios foi escrito para ensinar-nos o caminho do aprendizado, o caminho do crescimento pessoal, no amadurecimento como seres humanos. Ele possui 31 capítulos, um para cada dia do mês. Especificamente no capítulo 30, versos 8 e 9, tive um entendimento muito peculiar e que me revelou uma interpretação inédita para mim. O escritor pede que Deus lhe dê o suficiente, pois se ele receber a mais irá esquecer-se dEle e se receber de menos, irá desonrá-lo.
Em um primeiro momento podemos interpretar que devemos permanecer tendo o que sempre tivemos. De uma forma superficial podemos compreender de que Deus não deseja que tenhamos mais hoje á possuímos. Pois bem, o olhar não é tão simplista e literal. Há uma revelação dada para aqueles mais atentos. No inicio do verso, é pedido por ajuda, ajuda para não ser seduzido pela vaidade e pela mentira. Tal relato demonstra que Deus espera de nós uma preparo, uma capacitação para recebermos dEle.
O escritor nos diz que Deus deve nos dar o suficiente, ou seja, para sermos felizes e realizados, necessitamos ter o que podemos suportar. Pois, se obtivermos mais do que aguentamos, iremos nos envaidecer e assim esquecermos de que dependemos dEle. Se obtivermos menos do que podemos suportar, acabaremos cometendo transgressões que envergonharão a Deus.
Nos versos citados acima nos revela de que Deus nos dá aquilo que buscamos e não o que desejamos. Desejar é o início, mas devemos passar pelo processo da busca, da preparação. Deus não pode nos dar algo que não estamos preparados para suportar, nem mesmo a riqueza. Nem precisamos passar pela escassez, pois lá desonraremos a Ele. Nosso lugar é naquele em que estamos preparados a receber a porção certa de Deus.
Outro aspecto relevante dessa palavra é a de que podemos ter mais de Deus quando evoluímos em nosso relacionamento com Ele, adquirindo mais sabedoria nEle. Sabedoria essa que é proporcional a nossa humildade e dependente da verdade da palavra vivida.
Deus quer que usufruamos de melhor nessa terra, porém precisamos estar prontos para isso. Caso contrário, a benção se tornará maldição e nos levará a soberba e a mentira.
Você quer crescer? Você deseja viver seus sonhos? Então humilhe-se diante do Senhor dos Exércitos. Reconheça sua dependência dEle. Alinhe sua vida na VERDADE de Deus e verás as coisas realmente acontecer na sua plenitude.
Medite nisso e experimente caminhar no único caminho que nos leva a verdadeira FELICIDADE!
quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
Exercícios de ombros
Cabeça anterior
O deltoide anterior origina-se da porção externa da clavícula e se insere no úmero. As fibras anteriores têm várias funções, incluindo: flexão do ombro (levantando o braço diretamente à sua frente), adução horizontal do ombro (coloque o braço para o lado de você e, em seguida, puxe o braço para frente), rotação interna do ombro (mantenha o braço diretamente à sua frente, agora gire o braço até que o cotovelo esteja apontado para o teto) e abdução do ombro (levantar o braço para o lado). Os deltoides anteriores compartilham algumas funções com o músculo peitoral. Na verdade, os deltoides frontais estão envolvidos em qualquer movimento de pressão que você faça. É por isso que muitas pessoas sentem seus deltoides anteriores ao realizar os movimentos do peito.
Deltóide Lateral
São deltoides médios definidos que dão a aparência de ombros mais largos, o que cria a ilusão de uma cintura menor (uma característica amplamente desejada para homens e mulheres).
O deltoide lateral se origina no acrômio (um dos ossos da escápula) e se insere no úmero.
O deltoide lateral tem apenas duas funções, abdução do ombro (levantar o braço para o lado) e assistência na flexão do ombro (levantar o braço diretamente à sua frente). Assim, sempre que você levanta o braço, o deltoide lateral é envolvido.
Além disso, devido ao tamanho do deltoide médio (é um músculo relativamente pequeno), ao fato de ele compartilhar suas funções com o deltoide anterior e sua curta duração de contração (os deltoides transportam cargas altas em amplitudes de movimento relativamente curtas), o deltoide lateral deltoide pode ser difícil de isolar.
Cabeça Posterior
O deltoide posterior origina-se na parte inferior da escápula e se insere no úmero. O deltoide posterior puxa para trás a articulação do ombro (extensão do ombro), abduz horizontalmente a articulação do ombro (estique os braços à sua frente e depois os puxe para trás mantendo os braços na horizontal) e rotação externa do ombro (estique os braços para fora à sua frente e aponte os cotovelos para o chão).
Em suma, os deltoides traseiros estão envolvidos em qualquer tipo de movimento de tração que você completa. Infelizmente, o deltoide posterior é ignorado por muitos. Os deltoides traseiros não apenas contribuem para a aparência de um físico, mas também aumentam a estabilidade e a saúde geral da articulação do ombro.
O autor Michel Gundil descobriu que, "fisiculturistas têm deltoides frontais que são em média cinco vezes maiores do que pessoas sedentárias. Seus deltoides laterais são três vezes maiores e seus deltoides traseiros são apenas 10 a 15 por cento maiores. Esse desequilíbrio se traduz em anormalidades do tendão supraespinal e é uma fonte de dor no ombro."
Equilibrar o treino dos deltoides anterior e posterior
é extremamente importante.
Alongamento dos Ombros
Exercícios para Ombros