Menu Principal

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

NOTEPAD++


Interface do Programa

Certo, uma vez instalado o programa, podemos usá-lo.

Não tem muito o que ser falado aqui. A interface é parecida como a de qualquer outro editor de texto.
Na primeira área (1) temos os Menus para as inúmeras ações possíveis (vamos falar só de algumas principais, você pode explorar todas de acordo com a sua necessidade). Os principais menus são mostrados como também através de botões na Barra de Ferramentas (2). A área principal (3) é a mais intuitiva de todas – onde o texto é trabalhado; e temos também uma Barra de Status (4) onde algumas informações rápidas são mostradas.
Mas chega de apresentação: vamos ver o programa em ação para podermos tirar conclusão se vale a pena usá-lo em nosso dia-a-dia.
Para isso, vamos usar alguns exemplos, com pequenos arquivos.

Atalho para abrir

Então, utilizando pequenos arquivos de texto para demonstrar, temos o primeiro: 'sample_text_01.txt', cujo conteúdo é simplesmente o texto da página principal do telecomhall: http://www.telecomhall.com/.
Pra começar, vamos abrir esse arquivo. E já vemos aqui um atalho rápido, para diversos tipos de extensões, não só as do tipo '.txt'. Utilizamos o atalho rápido no Windows Explorer": após localizar o arquivo (1), simplesmente clique com o botão direito e escolha 'Edit with Notepad++' (2).

Numeração de Linha e Coluna

Observe já algumas coisas – que o Bloco de Notas bem que poderia ter. A linha onde está o cursor (1) fica na cor azul claro (destacada). O nome do arquivo pode ser visto na sua guia correspondente (2) – isso é util quando temos mais de um arquivo aberto, para alternar entre eles. No lado esquerdo, vemos a numeração das linhas (3), e na Barra de Status podemos ver por exemplo em qual coluna encontra-se o cursor (4). Entre outras informações.

Zoom

Suponha agora que você precise dar um Zoom, pois a letra está muito pequena e você quer ler melhor um certo trecho. Simplesmente segure a tecla Control pressionada, e gire a roda do Mouse. Veja que o zoom é aplicado ou removido, conforme o desejado – sem ter que alterar o tamanho da fonte (1)! (Aí quando você imprimir não vai ficar um texto gigante).
Nota: Utilize o Menu: View -> Zoom para voltar a vizualização original.

Arrastar e Soltar

Agora, imagine que você tem alguns trechos de texto que precisam ser deslocados (recortados de um local, e colados em outro). Para fazer isso, você pode simplemente selecionar o trecho, e arrastá-lo para onde desejar (1) – inclusive para outro arquivo!

Bom, até agora foi até interessante, mas nada de extraordinário. Certo, vamos parar de falar das funções mais triviais – muitos programas tem, e falar de algumas mais práticas.

Comparar

Suponha que você tenha um arquivo de texto, e tenha enviado o mesmo para um colega fazer algumas correções edições. Ao receber esse arquivo (vamos chamar aqui de sample_text_02.txt), como você faz para ver o que foi alterado pelo seu colega?
Para fazer issso com o Notepad++, abra o primeiro arquivo, em seguida abra o segundo arquivo, e acesse o Menu: Plugins (1) -> Compare (2) -> Compare (3) e veja o que acontece.

Bom, até já dá para ver as diferenças, mas vamos antes falar de 3 botões com opções (ações) importantes nesse caso: Synchronize Vertical Scrolling (1), Synchronize Horizontal Scrolling (2) e Word Wrap (3).

Com esses 3 botões pressionados, as barras de rolagem vertical e horizontal ficam sincronizadas, e aprece uma quebra de linha que nos permite enxergar toda a linha. Observe entretanto que o Word Wrap afeta apenas a visualização – a numeração das linhas permanece a mesma (por exemplo, o título 'Tips' está sempre na linha 10). (Veja também que quando você faz uma comparação, os botões de sincronização de barras de rolagem já ficam habilitados).
Bom, vamos então analisar a comparação. Veja que o seu colega fez uma alteração na linha 8: alterou o texto 'start' para 'BEGIN'. O parágrafo fica em verde, indicando que existe em ambos arquivos, mas mostra o que foi alterado. E a alteração fica mais destacada, em verde escuro (1).

E quando você move as barras de rolagem, os conteúdo dos dois arquivos move-se simultaneamente.
Começou a melhorar? Ou melhor, começou a ver vantagens?
Então vamos continuar um pouco mais...

Procurar e Substituir

Voltemos ao nosso arquivo original, e vamos ver algumas outras facilidades. Dê um duplo clique – ou selecione – uma palavra qualquer, por exemplo 'Information'. Veja o que acontece: a palavra é destacada em todo o arquivo.
Agora vamos utilizar a facilidade de encontrar e substituir. Veja que a interface é bem amigável: quando você põe o foco no texto, a interface fica quase transparente, sem travar as suas opções de edição.

É possível inclusive utilizar Regular Expression nas pesquisas, para aqueles que já estão acostumados com essa poderosa sintaxe.
Certo, agora vamos voltar a um exemplo um pouco mais avançado.

Programação

Como falamos, o editor também é excelente para usuários avançados, como os programadores. Embora a sua gama de linguagens suportada seja bem grande (C, C++, Java, PHP, XML e muitas outras mesmo), vamos exemplificar aqui com a programação HTML, que é uma das mais simples, e todo mundo pode entender.
Então, suponha que você tenha que criar um arquivo HTML simples, com uma tabela composta de duas células.
Nota: todas as programações geralmente tem os seus editores associados. Entretanto, em sua grande maioria, é possível criar programas utilizando apenas o Bloco de Notas ou outro editor de texto qualquer.
Então, o código HTML para criar a nossa página pode ser vista utilizando o Bloco de Notas.
Mas agora veja o mesmo arquivo, aberto com o Notepad++.
As funcionalidades são várias, como se você estivesse usando o editor específico da sua linguagem. Por exemplo, no caso do HTML, ele colore automaticamente e adequadamente os textos.
Além disso, faz a indentação, e permite que você agrupe partes do texto, ocultando oportunamente. Veja o mesmo exemplo acima, onde simplesmente ocultamos toda a área da tabela simplesmente clicando no sinal de '-'. Que por sua vez agora vira um sinal de '+', que quando clicado, mostra novamente o texto.
Bom, poderíamos continuar aqui com mais uma série de demonstrações, mas como sempre, duas considerações se aplicam:
  • Já deve ter dado para você ter verificados o nosso objetivo, que era o de apresentar o Notepad++;
  • A completa exploração dos recursos de um programa dá-se mesmo na prática, ou seja, utilizando nas tarefas diárias.
Assim, para concluir, vamos falar de apenas mais algumas funcionalidades, de forma bem rápida. Um aprofundamente, explorando todas as possibilidades, fica a seu critério.

Mais algumas funcionalidades interessantes

  • Open Source: o programa tem o seu código aberto. Isso significa que você pode, se desejar, fazer alterações no mesmo. É claro que esse é o caso de poucas pessoas; mas se desejar, é possível;
  • Detecção de Modificações: ou seja, o Notepad++ verifica que o arquivo aberto previamente foi mudado, e por conveniência, pergunta se você desejar carregar essa nova versão. Isso é útil por exemplo quando você tem uma macro que gera um certo arquivo de saída. Se você roda a macro novamente – após o arquivo ter sido aberto pelo Notepad++, ele permite que você simplesmente recarregue – sem precisar localizar e abrir o arquivo novamente;
  • Multi: funcionalidades, como múltiplas linguagens, múltiplos documentos que podem ser abertos e alternados entre si, multi visão que permite diferentes formas de visualizar;
  • É possível criar Favoritos para arquivos;
  • Entre outras.

Um comentário: