Fonte: http://www.vmware.com/br/products/datacenter-virtualization/vsphere/mid-size-and-enterprise-business/features.html O VMware vSphere é a plataforma de virtualização mais completa e robusta do setor que transforma os data centers em infraestruturas em nuvem extremamente simples e dá espaço aos serviços flexíveis e confiáveis de TI de última geração. Aproveitando a tecnologia e a experiência líderes no setor da VMware, o VMware vSphere oferece agilidade com controle rigoroso, da maneira mais eficiente, enquanto preserva completamente a escolha do cliente. Essa combinação de elementos faz do VMware vSphere a melhor plataforma para obter todos os benefícios da computação em nuvem. |
Principais funções
O VMware vSphere abrange diversos componentes que transformam o hardware padrão do setor em um ambiente resiliente e compartilhado, semelhante a mainframe, com controles incorporados no nível de serviço para todos os aplicativos. Os componentes do VMware vSphere são classificados como:Serviços de infraestrutura:conjunto de componentes que virtualizam amplamente os recursos de servidor, armazenamento e rede e acrescentam e alocam esses recursos sob demanda e de maneira precisa a aplicativos com base nas prioridades dos negócios.
Serviços de aplicativos:conjunto de componentes que fornecem controles incorporados no nível de serviço para todos os aplicativos executados na plataforma vSphere, independentemente do tipo de aplicativo ou sistema operacional.
O VMware vCenter Operationse o VMware vCenter Serverfornecem a base para o gerenciamento da virtualização, essencial para administrar os serviços de infraestrutura e de aplicativos, com ampla visibilidade de todos os aspectos da infraestrutura virtual, automação das tarefas operacionais diárias e dimensionamento para gerenciar grandes ambientes de data center.
Serviços de infraestrutura: virtualize e acrescente recursos de hardware
- Computação: os serviços de computação virtualizam os recursos de servidor com eficiência e os acrescentam a pools lógicos que podem ser alocados com precisão aos aplicativos.
- O VMware ESXi fornece uma camada de virtualização robusta, de alto desempenho e de produção comprovada capaz de abstrair os recursos de hardware do servidor, permitindo que sejam compartilhados por várias máquinas virtuais. O gerenciamento de memória exclusivo, que inclui compactação de memóriae recursos avançados de programação do host do vSphere, permite as mais altas taxas de consolidaçãoe o melhor desempenho de aplicativos, muito melhor do que os servidores físicos, em muitos casos.
- O vSphere DRS acrescenta recursos computacionais a vários clusters e os aloca dinamicamente às máquinas virtuais com base nas prioridades dos negócios, reduzindo a complexidade do gerenciamento por meio da automação. O vSphere DPM, incluído no vSphere DRS, automatiza e otimiza continuamente a eficiência do consumo de energianos clusters do DRS.
- Armazenamento: os serviços de armazenamento abstraem a complexidade dos sistemas de armazenamento de back-end, permitindo a utilização mais eficiente do armazenamento em ambientes virtuais.
- Assista ao vídeo técnico sobre Aprimoramentos do gerenciamento de armazenamento virtual do vSphere
- Leia o white paper O que há de novo no VMware vSphere 5.0: Aprimoramentos de armazenamento
- O DRS de armazenamento aproveita o balanceamento de carga automatizado e baseado nas características de armazenamento para determinar o melhor lugar para os dados das máquinas virtuais.
- O armazenamento orientado por políticas simplifica a seleção dos recursos de armazenamento, agrupando-os de acordo com a política definida pelo usuário.
- O View Accelerator aprimora as implantações do View, pois armazena em cache as informações em cada host vSphere, evitando várias solicitações a um array de armazenamento centralizado durante a inicialização de muitos desktops virtuais.
- O Auto Deploy permite implantar mais hosts vSphere que executam a arquitetura de hypervisor ESXi de forma imediata. Em seguida, elimine completamente a aplicação de patches aplicando imagens atualizadas, em vez de programar intervalos de patches.
- O VMware Storage I/O Controldefine o acesso prioritário a recursos de armazenamento de acordo com as regras de negócios estabelecidas. Isso permite que uma resposta pré-programada ocorra quando o acesso a um recurso de armazenamento se tornar concorrido.
- O VMware vStorage VMFS é um sistema de arquivos em cluster de alto desempenho capaz de abstrair a complexidade do hardware de armazenamento de aplicativos. O VMFS permite um compartilhamento eficiente e controla o acesso simultâneo ao armazenamento por servidores virtualizados.
- O VMware vStorage Thin Provisioningpermite que aquisições de armazenamento sejam adiadas até que realmente sejam necessárias, reduzindo os gastos com armazenamento em até 50%.
- O VAAI (VMware vStorage APIs for Array Integration) oferece uma nova estrutura de API para arrays de disco terceirizados compatíveis para aprimorar o desempenho de atividades comuns do vSphere, como provisionamento de uma VM.
- Rede:os serviços de rede proporcionam excelente administração e gerenciamento de rede em ambientes virtuais.
- VMware Network I/O Control: definição de acesso prioritário aos recursos de rede de acordo com as regras de negócios estabelecidas. Isso permite que uma resposta pré-programada ocorra quando o acesso a um recurso de rede se tornar concorrido.
- O VMware vNetwork Distributed Switchsimplifica e aprimora o provisionamento, a administração e o controle da rede de máquinas virtuaisem ambientes do VMware vSphere.
- Suporte a tecnologias de comutador terceirizadas, como Cisco Nexus 1000V, a fim de simplificar o gerenciamento de rede em ativos físicos e virtuais
Serviços de aplicativos: controles incorporados no nível de serviço para aplicativos
É possível habilitar os serviços de aplicativos de forma simples e uniforme para qualquer aplicativo em execução nas máquinas virtuais da VMware, fornecendo à equipe de TI controles incorporados simples sobre os níveis de serviços de aplicativos.Disponibilidade:
Tempo de inatividade planejado
- O VMware vMotion elimina a necessidade de programar o tempo de inatividade dos aplicativos devido à manutenção planejada do servidor por meio da migração em tempo real de máquinas virtuais entre os servidores sem interrupção para os usuários nem perda de serviço.
- O VMware Storage vMotion elimina a necessidade de programar o tempo de inatividade dos aplicativos devido à manutenção planejada do armazenamento ou durante as migrações de armazenamento porque permite a migração em tempo real de discos de máquinas virtuais sem interrupção para usuários ou perda de serviço.
- O VMware HA (High Availability) permite reinicialização automática e econômica em poucos minutos para todos os aplicativos no caso de falhas de hardware ou do sistema operacional. Com o Fault Domain Manager, o VMware HA realiza operações mais confiáveis, dimensiona com mais facilidade a própria capacidade para proteger máquinas virtuais e pode oferecer um tempo de disponibilidade melhor do que antes.
- O VMware FT (Fault Tolerance) oferece disponibilidade contínua, sem perda de dados nem tempo de inatividade, para qualquer aplicativo.
- O VMware Data Recovery fornece backup e recuperação simples, econômicos e sem agente para máquinas virtuais.
- O VMware vShield Zones simplifica a segurança de aplicativos ao adotar políticas de segurança corporativa no nível do aplicativo em um ambiente compartilhado, mantendo a confiança e a segmentação da rede de usuários e dados confidenciais.
- O VMware VMsafe permite o uso de produtos de segurança que funcionam em conjunto com a camada de virtualização para fornecer às máquinas virtuais níveis mais altos de segurança do que os oferecidos por servidores físicos.
- O VMware DRS realiza o balanceamento de carga dinâmico dos recursos de servidor para fornecer o recurso certo para o aplicativo certo com base nas prioridades dos negócios, permitindo que haja aumento ou diminuição no número de aplicativos conforme a necessidade.
- Veja o vídeo sobre o VMware DRS
- A adição dinâmica permite que sejam acrescentados CPU e memória às máquinas virtuais, quando necessário, sem interrupção nem tempo de inatividade.
- A conexão dinâmica permite que dispositivos virtuais de armazenamento e rede sejam adicionados às máquinas virtuais ou removidos delas sem interrupção nem tempo de inatividade.
- A extensão dinâmica de discos virtuais permite que o armazenamento virtual seja adicionado às máquinas virtuais em execução sem interrupção nem tempo de inatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário