Menu Principal

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Não endureçais o vosso coração!

Hebreus 3.7-11
 

Nosso coração e nossas vontades são diferentes das de Deus. O morrer para si e viver para Cristo é abdicar de nossa vontade natural e optar pela vontade espiritual de Deus. Quantas circunstâncias e situações passamos diariamente e muitas são as que nos desagradam e nos causam desconforto. Desde cedo, em nossas vidas, praticamos coisas que não nos dão prazer: acordar cedo para ir a escola ou trabalho, cumprir horário, evitar ingerir alimentos que não prejudiquem nossa saúde, pedir perdão, liberar perdão, etc.
Em cada um destes desconfortos praticados geram em nós a percepção de que é impossível fazer a nossa perfeita vontade. O problema é que somos teimosos e sempre quando nos deparamos com alguma situação desfavorável acabamos por insistir em impor nosso querer e isso causa mais dor e mais situações desfavoráveis. Essa resistência é a verdadeira causa do sofrimento e não o problema em si. Porém, há uma observação a ser feita: Devemos RESISTIR a vontade do mundo e ao desejo pessoal que nos conduz para o mundo. Nisto também devemos SER SUBMISSOS a vontade de Deus nos abrindo para a sua vontade perfeita e alimentar nossos desejos que concordem com sua palavra.
Nesta passagem de referência vê-se que o exemplo dado foi o do povo de Israel no deserto, logo após a saída do Egito. Neste deserto Deus agiu de várias formas e eles endureceram seus corações para o querer de Deus, resistiram-no em quase todo o tempo. Deus proveu e os supriu em tudo, porém eles preferiram o querer humano do que a vontade de Deus. Preferiram fazer o que lhes parecia bom aos olhos, ao invés de obedecer o que a palavra de Deus os estava dizendo. Qual foi o resultado? sofrimento, dores, decepções, etc. O pior de tudo é ver que não reconheceram a insensatez daquelas escolhas e atos errados.
Não há como andar em Fé sem praticá-la de TODO o coração. Há muitos que profeçam a Fé Cristã, mas não creem de coração no que dizem crer. Basta uma situação que afronte sua vontade carnal e humana para abandonarem seu compromisso com Cristo. Ir a igreja, orar, jejuar, falar de Deus NÃO IMPLICA em obediência, implica sim e desencargo de consciência, implica em uma atividade politicamente correta diante das demais pessoas que convivem conosco na igreja. Somente quando estamos sendo provados, quando todos te abandonam, e apesar disso você se mantém firme em Cristo podemos saber onde está nosso coração.
Deus quer o nosso coração completamente, não basta agirmos corretamente, não basta desejarmos fazer o certo, não basta falarmos o correto, NÃO BASTA termos boas intenções, É PRECISO MORRER PARA A VONTADE PRÓPRIA. Não temos outra opção, pois chegará o dia em que nos depararemos em situações que nos imporão covardemente a fazer o que não desejamos. A perda de um ente querido, uma doênça incurável, a falência, uma tragédia, etc.
A vida é dura demais para os que a acham fácil, mas superável para os que a encaram como um grande desafio.
Tenha uma semana abençoada em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário