Fonte: http://under-linux.org/wiki/Tutoriais/Monitoramento/nagios-erro-nrpe
Mensagens de erro do nrpe, plugin do Nagios
Este artigo tem como objetivo abordar um assunto pouco divulgado aqui no Brasil, trata-se de algumas mensagens de erro do plugin do Nagios, esse poderoso programa de monitoramento de rede que quando instalado os plugins, é capaz de monitorar além de circuitos, também falhas em servidores Linux, SCO e NT, possibilitando acompanhamento periódico de espaço em disco, uso de memória, cpu e serviços httpd, samba, etc. Quando estamos configurando os plugins Nrpe em servidores Linux (neste site tem um artigo de como instalar os plugins em servidores Linux), nos deparamos as vezes com as seguintes mensagens de erro!
CHECK_NRPE: Error - Could not complete SSL handshake.
Primeiro passo é verificar se o nrpe.cfg está configurado corretamente :
#vi /etc/nrpe.cfg
Verificar se o end. IP está correto. Já ocorreu esta mensagem em um dos servidores que monitoro e após checar que o arquivo estava correto, deletei, copiei novamente,configurei e reiniciei o servidor e normalizou.
Outra opção é editar o arquivo de log do servidor: em /var/log/messages, deverá aparecer a mensagem > Host is not allowed to talk to us! Significa que o protocolo ssl handshake proveniente do nrpe não carregou. Isso garante que o problema está no arquivo nrpe.Na reconfiguração correta e na inicialização do servidor o problema desaparecerá.
Outra mensagem de erro interessante!
Mensagem de erro :"connection refused by host"
Verificar se o nrpe está carregado como daemon:
#ps aux |grep nrpe
nagios 1178 0.0 0.1 2536 1012 ? S Nov03 0:14 /usr/sbin/nrpe -c
caso não esteja retornando a mensagem acima, carrega-lo !
# /usr/sbin/nrpe -c /etc/nrpe.cfg -d
e para finalizar:
"NRPE: Unable to read output"
A solução desta mensagem de erro é difícil de achar em sites em língua portuguesa, mas a solução é simples. O usuário Nagios criado de acordo com os passos do artigo, Nagios Instalando o plugin NRPE, encontrado nesse excelente site, está sem permissão de acesso ao diretório /usr/local/nagios/libexec para executar os checks (check_disk,check_cpu, etc ).
Podemos testar os checks na própria máquina para saber se o plugin foi bem instalado. como exemplo, teste de uso de memória.
digitar no prompt: (como root)
Linuxserver]#/usr/local/nagios/libexec/check_mem
deverá retornar! 98 % de memória ( ou outro valor em percent )
testar os checks do servidor nagios para o servidor a ser monitorado.
Digitar no prompt do servidor nagios ( gerente ).
Linuxserver]#/usr/local/nagios/libexec/check_nrpe –H -c check_mem
deverá retornar! 98 % de memória ( ou outro valor em percent )
caso retorne: "NRPE: Unable to read output"
verificar permissões:
Linuxserver]#cd /usr/local
Em outros ( dono do arquivo,grupo e outros ) tem que ter permissão de leitura. Verificar em todos os diretórios: /usr/local/nagios/libexec.
Nenhum comentário:
Postar um comentário