Menu Principal

terça-feira, 14 de junho de 2011

Frutos do espírito!

Gal 5.22
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança"

Entende-se  nos versos 20 e 21 que aqueles que derem frutos maus irão para o inferno e os que tiverem os frutos descritos no versículo 22 herdarão o reino dos céus. A palavra também nos ensina que a árvore boa NÃO pode dar frutos maus e a árvore má NÃO pode dar frutos bons. Ou vc dá frutos bons ou maus, não há meio termo. É lógico que ninguém é perfeito, mas TODOS DEVEMOS MELHORAR DIARIAMENTE e minimizar os erros e maximizar os acertos. O mau ou o erro encomoda um coração reto, quando o pecado é cometido por um verdadeiro Cristão este sente aflição e arrependimento, não há desculpas em seu coração, há uma auto-repreensão evidente e dolorida. Se o pecado em sua vida não te encomoda significa que ainda és ou te tornaste uma árvore boa e os frutos do Espírito NÃO estão mais em ti. Infelizmente estás a caminho do inferno!
Vamos então entender o que significa cada fruto do Espírito.
Hoje vou falar do primeiro e o mais importante.
Amor
Este amor é o ÁGAPE, o amor de Deus.
"E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele'.
1 João 4:16


 "E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;"
 1 Cor 13.3-8

 A Bíblia é bem clara sobre o que é amor.  Não há justificativas para fazer o mal diante do amor. Quem ama não ANDA em pecado. Este fruto é o princípio, é a base para todos os outros.
Andar em amor é viver em liberdade, é não estar preso aos sentimentos. Tudo o que nos impede de amar é mau: orgulho, vaidade, inveja, medo, insegurança, entre outros. O mundo nos impõe experiências que nos marcam com sentimentos que nos impedem de viver o amor de Deus, por isso quando amamos, nós nos libertamos dessas correntes. A prática do amor ágape representa o rompimento com o mundo, representa a quebra das correntes mundanas que nos prendem e imobilizam o ser humano. Uma pessoa sem viver o amor de Deus é limitada pelos sentimentos que destaquei anteriormente. Uma pessoa fora da prática do amor é presa por irritação, pela mágoa, pelo medo de fazer/tentar, entre outros sentimentos.
Quem ama é corajoso, é confiante em Deus.
Somente a Fé em Cristo pode nos conduzir a viver em amor. A Fé na palavra de Deus te conduz a ousar abandonar os sentimentos que APARENTEMENTE te protegem do inevitavel sofrimento que o mundo te impõe. O ser humano se engana ao achar que pode impedir a dor causada pela convivência com o próximo e consigo mesmo. Todos, sem exceção, irão sofrer em algum momento da vida e qualquer tipo de proteção oferecida pelo mundo (ira, timidez, omissão, vaidade, etc) NÃO IRÁ TE PROTEGER do sofrimento. A ÚNICA FORMA DE PASSAR PELA DOR COM MENOS DIFICULDADE É AMANDO. Foi assim que Jesus enfrentou e cumpriu sua missão aqui na terra. Jesus viveu nesta terra LIVRE de todos os sentimentos que amarram o ser humano. Vê-se isto quando falamos sobre a traição de Judas. Jesus sabia que Judas já estava traindo, não somente o homem Jesus, mas seu ministério e principalmente a Deus, mas nem por isso Jesus deixou de amá-lo e de ensiná-lo. Somente um homem corajoso e ousado em amor conseguiria tratar Judas como Jesus o tratou (respeito e misericórida). Este é um, dos muitos exemplos que Jesus nos deixou.
Deus nos diz em sua palavra que mesmo que uma mãe abandone seu filho, Ele NÃO nos abandonará. Deus não nos abandona porque Ele nos ama.
A palavra de Deus foi escrita por Ele. Se Ele não nos amasse Ele não teria escrito tantas vezes isso na Bíblia. O amor de Deus nos supre em tudo, pois Deus é completo e sua plenitude é resumida no AMOR. Em 1Cor 13.1-10 fala da importância do amor e de sua perfeição.

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado."

Aqui fica claro que só o amor é perfeito, por isso que Deus é amor. Não poderíamos resumir Deus, que é perfeito, em algo que não o é. Tudo é em parte, mas o amor é completo.
Viver em amor é viver a VONTADE DE DEUS NA SUA PLENITUDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário